Melhores cafés do mundo!

Os melhores cafés do mundo são denominados assim por conta da alta avaliação que recebem de especialistas de diversos países.

Mas, antes de mostrar o ranking dos 5 melhores cafés, vamos falar um pouco mais dessa bebida tão popular e entender quais são os critérios de avaliação utilizados nesse processo. Continue lendo para descobrir!

Como o Café é Avaliado?

Não é novidade que o café é uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros que, além de ser deliciosa, também traz inúmeros benefícios para a saúde.

Contudo, não é só no Brasil que existe essa relação de amor com o café, mas no mundo todo também. Cada país possui seus métodos de plantio e colheita dos grãos de café, sendo influenciados por fatores como clima e altitude do local. Assim, segundo a Associação de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association), são levados em conta 10 atributos para fazer a avaliação de qualidade dos grãos, são eles:

  • Fragrância;
  • Uniformidade;
  • Ausência de Defeitos (fermentações indesejáveis, amargor indesejável);
  • Doçura;
  • Sabor;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Finalização;
  • Equilíbrio (interação entre Sabor, Corpo e Acidez);
  • Defeitos.

A seguir vamos te mostrar quais são os 5 melhores cafés do mundo segundo estes atributos:

 1. Café Kona Hawaii

Café Kona é o nome dado aos grãos cultivados nas encostas norte e sul de Kona, no Hawaii. Sendo atualmente um dos cafés mais caros do mundo, os grãos são cultivados em solo vulcânico e colhidos entre fevereiro e março.

O café possui um sabor aveludado e marcante, com um toque especial de nozes e frutas cítricas. Equilíbrio perfeito para o melhor café do mundo, não acha? 

2. Café Blue Montain Jamaica

Estes grãos de café produzidos na montanha azul (montanha mais alta da Jamaica) sem dúvidas recebem um toque especial, afinal, seu cultivo acontece em uma altitude de 2.256 metros.

O clima local conta com chuvas constantes e temperaturas baixíssimas que contribuem para um sabor mais vibrante. Se você gosta de um café mais adocicado este é perfeito para você!

3. Café AA Quênia

Quando falamos em grãos de alta qualidade, o Quênia se destaca por cultivar um dos melhores cafés do mundo. O café AA recebe essa nomenclatura por conta do tamanho do grão, podendo variar entre: E, PB, AA, AB, C, entre outras.

Seu sabor único, que lembra a acidez do vinho, é resultante do cultivo de grãos em solos vulcânicos, a uma altitude de 1.400 metros acima do nível do mar.

4. Café Peaberry Tanzânia

Os chamados peaberries são grãos de café que possuem apenas uma semente oval ao invés de dois grãos chatos. Isso acontece quando apenas um dos ovários da flor de café é polinizado, produzindo uma semente apenas.

Este tipo de café possui um maior teor de cafeína, sendo muito apreciado seu aroma que lembra a frutas como coco e abacaxi.

5. Café Kopi Luwak Indonésia

Se você é um amante de café, provavelmente já deve ter ouvido falar do Kopi Luwak, pois além de ser um dos cafés mais caros do mundo, as suas etapas de processamento são um tanto quanto peculiares.

O café é extraído diretamente das fezes de um animal chamado civeta que, durante a digestão, faz com que os grãos obtenham um aroma e sabor únicos. Pode até parecer estranho, mas este café é muito famoso por seu sabor que lembra o chocolate e acidez moderada.

Bônus – Café Brasileiro

É claro que não poderíamos deixar de fora o maior produtor de café do mundo: O Brasil!

No país há diversas regiões responsáveis pela produção de café como a Bahia, Espírito Santo e, principalmente, Minas Gerais.

O sul de Minas tem se destacado mundialmente pela qualidade dos grãos, que foram avaliados com mais de 90 pontos de 100 no concurso Cup of Excellence realizado em 2018 pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Além do mais, várias receitas de café internacionais possuem até 75% de café brasileiro em sua composição!

Viu como você pode degustar um dos melhores cafés do mundo pertinho de você?

Se você quer saber mais sobre os tipos de café ao redor do mundo, não deixe de conferir nosso blog. Lá você encontra diversas receitas, dicas de cafeterias e curiosidades sobre essa bebida tão amada!

Se você ainda não é inscrito em nosso email. Se inscreva agora, pois enviamos além de dicas, vários cupons de desconto e FRETE GRÁTIS

Até a próxima!

Comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

capsulas compativeis com nespresso dupier