Diferença entre café Arábica e Robusta

Embora haja mais de 60 espécies de café, duas se destacam no cultivo e comercialização para consumo: Coffea Arabica e Coffea Canephora (também conhecido como café Robusta ou Conilon).

Quando vemos o café preto em nossa xícara, muitas vezes nem pensamos muito sobre os grãos que deram origem àquela bebida, não é mesmo? Cada espécie tem suas peculiaridades em relação a cultivo, aparência, sabor e comercialização.

Para facilitar, criamos uma lista com alguns dos principais pontos que diferem cada um desses grãos:

  1. Produção: o café Arábica representa 3/4 da produção mundial de café, sendo que os países da América do Sul e Central são os maiores produtores dessa espécie. O Brasil lidera a produção de Arábica, enquanto o Vietnã é o maior produtor de Robusta.
  2. Consumo: apesar da produção do Arábica ser muito maior, a espécie mais consumida é a Robusta, principalmente por ter um custo menor. A mistura dos dois grãos também é popular, aliando baixo custo a uma qualidade razoável.
  3. Sabor: o café Arábica é mais aromático, mais doce, mais suave e mais ácido. Ele possui cerca de 60% mais lipídios e quase o dobro da concentração de açúcar do que o café Robusta. Este último, por sua vez, tem um sabor mais amargo e mais acentuado. Os blends Dupier são 100% arábica.
  4. Cafeína: o Robusta tem quase o dobro de cafeína (2,2%) quando comparado ao Arábica (1,2%).
  5. Uso: no geral, o Arábica é mais apreciado por sua complexidade de aroma e sabor, que dá origem aos cafés mais finos e com diferentes notas, como frutas, castanhas e nozes. O Robusta é muito utilizado em cafés instantâneos, valorizado por suas substâncias mais solúveis.
  6. Aparência: os grãos da espécie Arábica têm um formato maior e mais alongado, enquanto os da espécie Canephora são menores e mais arredondados. Por suas diferenças estruturais, eles torram de forma distinta em condições iguais.
  7. Cultivo: o café Robusta é mais fácil de ser cultivado, crescendo em altitudes menores, produzindo em menos tempo e sendo menos vulnerável a parasitas e variações climáticas. O Arábica deve ser cultivado em altitudes mais elevadas, clima mais ameno e exige maior cuidado.

Notas de cada café

Por terem características tão distintas, cada grão pode ser saboreado e utilizado de acordo com diferentes objetivos, gostos e ocasiões.

Conhecer mais sobre os grãos que dão origem ao seu cafezinho é importante para apreciá-lo mais e descobrir suas preferências. Como dito, no caso dos blends Dupier, preferimos criações com café Arábica. Que tal aprofundar seu conhecimento ainda mais e aprender sobre o processo de colheita e secagem do café?

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
blend de café especial