Conheça o Cinturão do Café

Você sabia que poucas pessoas têm o privilégio de ver um pé de café de perto?

É isto mesmo! Em países como Estados Unidos, Alemanha, Finlândia e Japão até mesmo os profissionais do café (baristas, degustadores, mestres cafeeiros, etc.) ou mesmo os coffee lovers, passam toda a sua vida sem nunca ver um fruto ou folha de café. Isso acontece porque nem todas as regiões do mundo oferecem condições ideias para o cultivo da planta.

Em contrapartida, essa realidade é totalmente diferente para quem vive entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio onde o café do mundo inteiro é cultivado. Esta faixa do planeta é chamada de Cinturão do Café (Coffee Belt) e compreende 60 países que produzem o nosso amado cafezinho.

Nessa região, são produzidos os melhores grãos do mundo devido as suas características climáticas do solo e altitude. Como o cafeeiro é uma planta perene, ou seja, de cultura contínua e que precisa de um clima tropical, ele se desenvolve com facilidade nas regiões em que a temperatura varia entre 19 e 21°C.

Dessa forma, o café encontrou a região ideal para gerar os seus melhores grãos no Cinturão do Café. O solo deve ser bem rico, as chuvas devem ser frequentes, as temperaturas amenas e o sol é fator imprescindível para o crescimento contínuo da planta.

Privilégio

Devido a conjunção destes fatores fica claro porquê diversos países africanos (Costa Do Marfim, Etiópia, Uganda), asiáticos (Vietnam e Indonésia) e latinos (Colômbia e o Brasil) são os grandes produtores de café. Detalhe: O Brasil está quase que por inteiro na área do Cinturão, com exceção de boa parte da Região Sul. Ou seja, somos muito privilegiados, não é mesmo?

No Brasil, o Sudeste oferece os melhores fatores para o cultivo do café, principalmente nas regiões do Sul de Minas Gerais, Mogiana e do Cerrado Mineiro. Locais onde encontramos pequenos produtores cafeeiros que nos fornecem os melhores grãos para a criação de nossos blends. Assim, conseguimos fazer parte de um processo menos industrializado e muito mais sustentável.

Se interessou pelo assunto? Saiba mais sobre o cultivo do café e sobre as diferenças entre café tradicional, superior e gourmet. E não deixe de conhecer os blends Dupier que são feitos a partir das melhores produções de fazendas de Minas Gerais, uma das áreas mais prósperas para o café no Brasil. Você vai se surpreender.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
blend de café especial