Conheça o Cinturão do Café

Você sabia que poucas pessoas têm o privilégio de ver um pé de café de perto?

É isto mesmo! Em países como Estados Unidos, Alemanha, Finlândia e Japão até mesmo os profissionais do café ou mesmo os coffee lovers, passam toda a sua vida sem nunca ver um fruto ou folha de café. Isso acontece porque nem todas as regiões do mundo estão no Cinturão do Café.

Esse local chamado de Cinturão do café, oferece condições ideias para o cultivo da planta como umidade, temperatura, terreno, etc.

Em contrapartida, essa realidade é totalmente diferente para quem vive entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio onde o café do mundo inteiro é cultivado. Esta faixa do planeta é chamada de Cinturão do Café (Coffee Belt) e compreende 60 países que produzem o nosso amado cafezinho.

Nessa região, são produzidos os melhores grãos do mundo devido as suas características climáticas do solo e altitude. Como o cafeeiro é uma planta perene, ou seja, de cultura contínua e que precisa de um clima tropical, ele se desenvolve com facilidade nas regiões em que a temperatura varia entre 19 e 21°C.

Dessa forma, o café encontrou a região ideal para gerar os seus melhores grãos no Cinturão do Café. O solo deve ser bem rico, as chuvas devem ser frequentes, as temperaturas amenas e o sol é fator imprescindível para o crescimento contínuo da planta.

Privilégio

Devido a conjunção destes fatores fica claro porquê diversos países africanos (Costa Do Marfim, Etiópia, Uganda), asiáticos (Vietnam e Indonésia) e latinos (Colômbia e o Brasil) são os grandes produtores de café. Detalhe: O Brasil está quase que por inteiro na área do Cinturão, com exceção de boa parte da Região Sul. Ou seja, somos muito privilegiados, não é mesmo?

No Brasil, o Sudeste oferece os melhores fatores para o cultivo do café, principalmente nas regiões do Sul de Minas Gerais, Mogiana e do Cerrado Mineiro. Locais onde encontramos pequenos produtores cafeeiros que nos fornecem os melhores grãos para a criação de nossos blends. Assim, conseguimos fazer parte de um processo menos industrializado e muito mais sustentável.

Se interessou pelo assunto? Saiba mais sobre o cultivo do café e sobre as diferenças entre café tradicional, superior e gourmet. E não deixe de conhecer os blends Dupier que são feitos a partir das melhores produções de fazendas de Minas Gerais, uma das áreas mais prósperas para o café no Brasil. Você vai se surpreender.

Quer receber novidades, descontos e promoções em nossa loja? Clique aqui e se cadastre.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

cápsulas Cafés Especiais Nespressoblend de café especial