Tempo entre colheita e café na xícara

Você sabia que 50% da qualidade do seu café é definida na pós-colheita?

Que o café é a bebida mais consumida do mundo, nós já sabemos. Porém, de uns tempos pra cá, a demanda por cafés gourmetizados tem crescido bastante. Cada etapa da produção tem um papel decisivo na qualidade do café e a pós-colheita é considerada essencial, chegando a influenciar mais de 50% a qualidade do seu café.

Ao pensar na produção, você pode imaginar que para aperfeiçoar a qualidade do grão devem ser realizados grandes investimentos na modernização de infraestrutura, equipamentos para processamento do café e até mesmo o desenvolvimento técnico. Claro, esses são fatores muito relevantes. Contudo, o que realmente conta para garantir a qualidade do café é o tempo entre a sua colheita e o momento de degustá-lo. Isso porque o café é um fruto, e durante a pós-colheita ocorrem grandes transformações físicas, fisiológicas e bioquímicas dos grãos. Assim, o processamento do café deve ser realizado logo que é feita a colheita, evitando que o grão estrague.

Você deve estar pensando: “então depois de colher o café é possível melhorar sua qualidade?”. Não é bem assim! De modo geral, o processamento pós-colheita não melhora significativamente a qualidade do café, mas possibilita que seja conservada a qualidade inicial que havia sido pré-determinada na lavoura. Dessa forma, se o café já vier com a qualidade comprometida, isso vai perdurar durante todas as etapas do processamento.

Um bom planejamento gera uma boa xícara de café

Se você quer ter em casa um café de alta categoria, isso depende de um bom planejamento da colheita e do processamento pós-colheita. Para manter a qualidade do café, o processamento e/ou secagem devem ser realizados no mesmo dia da colheita, até no máximo 8 horas! Assim, é necessário compatibilizar o volume de café colhido e a capacidade de operação. Uma secagem criteriosa e controlada mantém a integridade física e preserva os componentes químicos dos grãos, essenciais para a manifestação das características que aguçam os sentidos humanos – como cor, sabor, odor, etc – da bebida após a torra.
O processo de torra, pode durar de 90 segundos a 40 minutos, dependendo da temperatura utilizada, afetando diretamente na qualidade da bebida. Então se você está saboreando neste momento um café de sabor mais amargo, a torrefação foi feita em um tempo mais curto e com temperatura elevada.

Bom, ter conhecimento sobre isso tudo é incrível, principalmente para comprar o café certo, mas o controle do tempo pós-colheita ainda está nas mãos do produtor! Como você tem noção do tempo do café até chegar à sua xícara? Para a qualidade final do café gourmet estar garantida é muito importante verificar a validade do mesmo. Depois de torrado e moído, o grão continua perdendo sua características, principalmente seu aroma, cremosidade e sabor.
Uma embalagem e armazenamento adequados conserva o grão por um prazo de 3 a 4 meses no máximo. Depois disto, o café via perdendo sua qualidade. Com estas informações, fica mais fácil extrair o melhor do seu delicioso café de cada dia.

Com Dupier, o processo entre a colheita e o recebimento das cápsulas na sua casa ou trabalho leva em média 10 dias. Isso que é café fresco! Conheça nossos blends e nossas opções no Empório Dupier.

 

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
café e sexta feira blog