Seu café é péssimo? – Parte-1

Sabia que você pode estar tomando um café péssimo achando que ele é bom?

Esse é o primeiro post de uma série que faremos, para te contar que seu você pode estar tomando café péssimo, de baixíssima qualidade achando que é um café de ótima qualidade.

Existe no mercado 4 tipos de classificação de cafés, os Classe Baixa, Tradicionais, Superiores e Gourmets (ou Especiais). Essa classificação é feita considerando alguns fatores como, tipos de grãos, classificação dos defeitos, perfil de torra, aroma, paladar, etc. Porém o fator mais importante é a quantidade de defeitos que existe nos cafés.

Defeitos dos cafés

Esses defeitos vão desde cascas de café, gravetos e café seco até grãos podres, com má formação, com praga, etc. Dê uma olhada na imagem abaixo.

grão café

Para um café ser classificado nas 4 categorias citadas acima, é preciso fazer uma contagem de quantos defeitos há em uma porção de 300g (+/- 100 grãos) de café cru.

  • Acima de 20 grãos defeituosos, o café é considerado Classe Baixa, ou seja, você tomará café PODRE por um precinho “amigável”;
  • Já para ser um café Tradicional, ele deve ter até 20 grãos defeituosos, ou seja, grãos com defeito, verdes, pretos, passados, ardido, etc. Mas as empresas dirão que é um café “FORTE”…
  • Quando o café se torna Superior, ele aceita até 10 grãos ruins, porém a maioria dos cafés Superiores possuem até 5 grãos defeituoso. Eles possuem bom aroma e bom gosto. Esse você pode tomar sem medo;
  • Porém, para se tornar Gourmet ou Especial ele deve ter ZERO defeito. Não pode haver nenhum grão defeituoso. E é aqui que nosso café está classificado.

No próximo post, te contarei como as empresas vão MASCARAR os cafés de “classe baixa e tradicional” e usar muito bem usado o marketing, para te VENDÊ-LOS como café “FORTE”.

Vamos te ensinar nessa série, alguns truques para identificar se um café é de boa qualidade, mesmo se ele já estiver na xícara.

Não deixe de visitar nosso instagram. Lá você encontra mais informação e dicas de café.

Se você ainda não é inscrito em nosso email. Se inscreva agora, pois enviamos além de dicas,vários cupons de desconto e FRETE GRÁTIS

Showing 3 comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

métodos de preparo do caféCAfé especial nespresso