Como nasceu o cafe espresso?

Se você costuma pedir aquele cafezinho espresso após o almoço, ou durante uma reunião de negócios, saiba que você não é o único a preferir o queridinho!

O café espresso, dentre os mais diversos modos de preparo da bebida, é um dos mais requisitados e estimados nas cafeterias pelo mundo todo, isso porque ele é uma maneira rápida e forte de ter sua energia diária. Mas você sabe como ele se originou e por que foi dado este nome a ele? Conheça um pouco sobre a história desta bebida tão cremosa e prazerosa.

Espresso – do trem ao café

Sim, o termo “espresso” é usado com a mesma conotação do trem de alta velocidade. Assim, o café é preparado no momento em que é pedido, feito em uma máquina especial, com a maior rapidez possível. Com esta máquina, os grãos são tostados, moídos finamente e atravessados pela água quente com alta pressão, obtendo-se assim um concentrado de aromas e sensações incríveis no momento da degustação. E para isso ser possível, é necessário uma máquina específica que aumente esta pressão de água para até dez atmosferas ou bars. Sabe aquela espuminha de cor de caramelo que cria no café? Fica assim devido a este método de preparo!

A invenção da máquina para produzir o tão apreciado café, foi patenteada por Angelo Moriondo em 1884 em Turim na Itália, sendo aperfeiçoada 17 anos depois, onde se iniciou sua produção em maiores quantidades e então apresentada ao mundo.

As máquinas de café espresso

Em 1901 com suas primeiras aparições, a máquina ainda era um equipamento muito rudimentar, funcionando a vapor e com enormes dimensões, sendo até mesmo patenteada com o nome “Tipo Gigante”.

Já no início do século XX começou a produção e comercialização de máquinas de café espresso de diversas empresas, onde assim, começa-se a cultura do espresso por toda à Itália. Alguns nomes foram muito importantes para torná-las um destaque no mercado global, como: Universal, Simonelli, Faema, etc.

Foi na fábrica Faema, em 1961 na cidade de Milão, aonde acoplaram uma bomba elétrica em suas máquinas – uma grande evolução na época – alterando assim o foco dos fabricantes ao design dos seus modelos.

Já no início dos anos 90, a empresa Saeco construiu uma máquina especificamente para uso doméstico ou em pequenos escritórios. Tratava-se da primeira máquina automática de café espresso! Se hoje é comum nós tomarmos nosso café sem precisarmos sair de casa, foi graças a este lançamento que mais tarde inspirou muitas outras marcas, transformando o mercado.

Existem hoje máquinas de café espresso dos mais variados tipos, automáticas, tradicionais ou com cápsula para uso profissional ou doméstico.

Agora que você o conhece ainda mais, aproveite para degustar os blends Dupier.

 

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
cafe mais caro do mundo luwak