Café e esporte, cinco coisas que você deve saber!!!

Você ama praticar esportes e não dispensa aquele delicioso cafezinho, certo?

Além de trazer benefícios para a saúde, como por exemplo, na prevenção do Diabetes Tipo II, os grãos da bebida ainda são grandes aliados dos praticantes de atividades físicas.

Isto é o que confirma a Embrapa Café em um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). A pesquisa conduzida pelas duas entidades aconselha de três a quatro doses de café por dia. Segundo o estudo, os efeitos da cafeína podem oscilar de pessoa para pessoa variando de acordo com o peso e a regularidade de consumo. Sua ação no organismo atinge o pico entre 15 a 120 minutos após a ingestão, ou seja, não deixe de beber o seu café antes de ir à academia ou praticar esportes, pois ele aumentará seu rendimento.

Abaixo listamos 5 coisas que quem pratica exercício deve saber sobre café e como a bebida pode auxiliar no seu rendimento:

1. Café + práticas de esportes = super músculos

A cafeína incita o cérebro aumentando o estado de alerta, o funcionamento do coração, poupa a glicose do músculo esquelético (quanto mais glicose no músculo mais longe ele fica da fadiga) e aumenta/facilita a quantidade de cálcio dentro do músculo.

O que essas informações significam?  Que quando você consome café e pratica esportes os seus músculos se transformam em super músculos, assim, evitando sono ou cansaço. Por isso, a deliciosa bebida é tão benéfica e dá aquele pique para você não desanimar antes da prática e durante as atividades físicas.

2. Pique para os atletas profissionais e para os de final de semana

O café contribui para você, que é um atleta profissional ou mesmo de final de semana, a ter mais pique para correr, pular, saltar, nadar. Os grãos da bebida estimulam a ação dos músculos durante exercício prolongado, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia ao invés de açúcares encontrados nos carboidratos e ainda reduz a sensação de fadiga melhorando o rendimento físico.

3. Consumo do café proporciona um aumento da força muscular

Estudos mais recentes demonstram também um aumento da força muscular, já que a bebida retarda a fadiga, possibilitando um maior grau de carga e repetições na execução do exercício após a ingestão de cafeína.

4. Café dá motivação para os atletas seguirem adiante, mesmo cansados

Como o café retarda a fadiga, quando ele é ingerido nas doses corretas se torna responsável por liberar endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer no cérebro) proporcionando que o atleta siga adiante, mesmo cansado.

5. O café ainda ajuda a queimar aquelas gordurinhas durante a prática de esportes

Além de dar energia para a prática de atividades esportivas, os pesquisadores sugerem que, se consumido antes do exercício, a cafeína mobiliza uma quantidade maior de gordura corporal e ajuda a acelerar a queima calórica.

Agora que você já sabe, pode tomar seu café sem culpa. Mas, a dica é ficar atento à qualidade do café. O interessante é tomar cafés que possuam grãos selecionados, certificados e com procedência garantida. Além de ser uma excelente pedida para a sua saúde, um café de boa qualidade pode levar você para um mundo de aromas, sabores e descobertas extraordinárias.

 

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